Saiba Quais São as Etapas de um Empreendimento

Saiba Quais São as Etapas de um Empreendimento

Você já se perguntou quais são as etapas de um empreendimento? Muito antes da tão sonhada entrega das chaves, um empreendimento exige alguns passos essenciais. Pois, cada etapa é pensada de forma lógica, garantindo assim os melhores processos e resultados.

A forma em que cada empreendimento é construído pode variar muito. Entretanto, existem alguns passos que são cruciais para uma boa execução. Por isso, neste artigo você vai entender quais são as etapas de um empreendimento.

Planejamento

A construção de um empreendimento começa muito antes de colocar o primeiro tijolo. O planejamento é o primeiro passo. Dentro deste planejamento, cada incorporadora define o que busca trazer com aquele empreendimento. É preciso analisar cuidadosamente o terreno que a construtora tem em vista, verificando possíveis impedimentos para a futura obra.

Também, é feita uma estimativa do custo da construção, que é um passo necessário para viabilizar o valor de venda de cada unidade. Dentro desse processo de planejamento, já é formalizado os valores e como funcionará a venda.

Estudo de viabilidade

Ainda dentro da etapa de planejamento, o estudo de mercado é essencial. É necessário entender todos os pormenores, vantagens e desvantagens e também as taxas de sucesso. Para fazer esse estudo de viabilidade, cruzamos as informações do empreendimento com a economia e o mercado para identificar boas oportunidades de venda.

Além de analisar o terreno e o mercado, os profissionais contam com um estudo criterioso dos arredores da construção. Pois, essas informações auxiliam no processo de venda, visto que alguns empreendimentos se destacam por sua localização e comodidades.

Aquisição e regularização do terreno

Depois de finalizar todos os estudos e análises necessários para começar o projeto, chega o momento de adquirir o terreno planejado. Toda essa etapa ocorre em trâmites legais, sendo necessária a atualização em cartório dos registros do imóvel, passando essa área para o nome da incorporadora.

Após a aquisição, é preciso regularizar o terreno. Nesta etapa, cada área vai necessitar de um processo único, indo desde o desmembramento até a retificação de área. Dessa forma, o terreno estará apto para a construção, dentro da legalidade.

Autorização da prefeitura

Antes de iniciar a construção, os responsáveis pela obra precisam apresentar todo o projeto na prefeitura da cidade. Se aprovarem o projeto, a incorporadora precisará realizar um registro de incorporação e poderá comercializar o empreendimento.

Se solicitarem alterações, o engenheiro responsável, juntamente com o arquiteto, as fará para manter o projeto próximo ao orçamento previsto. Depois da alteração, o engenheiro responsável apresenta o projeto novamente.

Lançamento e vendas

Depois de todos os pontos anteriores bem alinhados, chega o momento de lançar o novo empreendimento e dar início ao processo de vendas. Nesse momento, a incorporadora geralmente dá início aos preparativos para disponibilizar uma unidade decorada, onde os interessados podem visitar e se encantar com as possibilidades.

Execução das obras

Saindo um pouco da parte burocrática, siga alguns passos essenciais na obra. O primeiro passo é fazer a fundação, que serve como base para todo o restante da construção. Depois, inicie a construção de vigas, pilares, paredes e outras estruturas. Em seguida, comece a instalar os revestimentos estruturais, essenciais para a acústica e impermeabilidade

Finalmente, na parte de acabamentos, adicione as esquadrias, os revestimentos superficiais, as instalações elétricas e hidráulicas e faça a pintura. Todo esse processo para a construção de um edifício leva em torno de 3 a 4 anos, podendo variar muito de acordo com o empreendimento, já que é diferente de uma obra com um porte menor.

Entrega das chaves

Depois de tantos processos, finalmente chega o momento de entregar as chaves. Porém, o trabalho da construtora não finaliza nesta etapa. Isso se dá porque é preciso fazer uma vistoria final em todos os apartamentos, garantindo que absolutamente tudo está dentro das conformidades do projeto, assegurando a satisfação dos novos proprietários.

Vision 1617

Neste artigo, exploramos quais são as etapas de um empreendimento, desde o planejamento até a sua entrega definitiva. O empreendimento Vision 1617, da Construtora Carlessi, se destaca por sua ampla área de lazer e privativa, espaços com acabamento de alto padrão. Tudo isso em Florianópolis, uma cidade em constante crescimento. Entre em contato conosco e descubra mais detalhes.

Leitura recomendada: Como Saber Que Uma Região é Bem Valorizada?